segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Diário de Bordo

Estava na Book Prime, no Shopping Jacareí tomando aquele expresso feito pela vendedora (alias, todas atendem super bem), quando de relance vi um livro intitulado “Planejar Gêneros Acadêmicos”, de Anna Rachel Machado (coordenação), Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli. Chamou-me especial atenção esse livro, pois ao foleá-lo, percebi que não se tratava daqueles manuais chatos de como fazer uma tese, ensaio, monografia ou coisa que o valha. Eram dicas que ultrapassavam a formalidade de um gênero científico, e que permeavam desde a escolha do tema, pesquisa, formulação e a própria construção da situação de produção. Achei muito interessante e comprei.

Tem um capítulo nesse livro que se chama “A elaboração e manutenção de um diário de pesquisa”, na seção 2, página 23. Uma das autoras diz:

Se você procurar biografias de grandes pensadores e escritores, dificilmente encontrará algum que não tenha mantido um ‘diário’ ou um ‘diário de pesquisa’. É o caso, por exemplo, de Malinowski, Leiris, Morin, Ferenczi e Wittgenstein, Virgínia Wolff, Elias Canetti e tantos outros. Há até um livro que fala só sobre isso (Le journal de recherche, Lourau, 1.988).
Assim, consideramos que é indispensável que, desde o início de seu trabalho, você comece a redigir o seu diário de pesquisa.”

A autora do livro, após uns testes para o leitor responder (eles usam desse expediente para poder fixar bem o conteúdo do texto do livro), faz um apanhado de exemplos sobre vários diários e inclui neles, interessantemente, Blogs como esse aqui. Ela só esquece de mencionar o fantástico diário de Darwin, que ele começou em sua viagem com o Beagle e continuou mantendo vários no amadurecimento das suas idéias que mais tarde transformaria a forma como as pessoas veriam o mundo, os seres vivos e a natureza. Particularmente, estou lendo o livro “As Dúvidas do Sr. Darwin” de David Quammen, da Companhia das Letras, um livro apaixonante que também comprei na Prime, aliás, no mesmo dia.

Continue lendo...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Bacharelando, agora sim !

DSC01992 É... Agora posso dizer que sou mesmo um bacharelando em filosofia. Hoje fiz a matrícula no curso de Bacharel em Filosofia da Faculdade Dehoniana de Taubaté.

No último dia 01/12 fiz o exame vestibular e, pasmem, passei em segundo lugar para a cadeira de Filosofia matutino. Esse resultado, além do óbvio orgulho vaidoso, deu-me um sintomático mal estar : a responsabilidade de fazer um bom curso em meio a jovens que talvez não estejam tão familiarizados. Espantou-me sobremaneira o resultado. Eu não havia estudado nada, estou cerca de 13 anos fora de qualquer banco escolar (formei-me em Ciências Econômicas em 94) e ainda chego em segundo lugar ? Não, algo está errado... Mas quero crer que a dedicação e esforço em conjunto de todos venham a brindar o curso com grandes mentes produtoras de conhecimento e reflexões pertinentes.

As matérias que terei no primeiro semestre me empolgaram :

- História da Filosofia Antiga;
- História I (período antigo);
- Introdução à Filosofia;
- Leitura de Obras Filosóficas I;
- Leitura e produção de Textos Acadêmicos I;
- Lógica I;
- Metodologia Científica;
- Psicologia Geral.

Gostei... Achei muito interessante, logo de cara, incentivarem a produção de textos acadêmicos. O que vai tirar-me a preguiça de postar coisas novas nesse Blog e no Portal de Filosofia que estou fazendo rs...

Bem... agora sou um bacharelando, tomem cuidado rs...

Continue lendo...