sexta-feira, 2 de abril de 2010

Evolucionismo.Ning – eu faço parte…

Com muito orgulho assisti uma entrevista de Eli Vieira em vídeo postado no Orkut por minha amiga Asa Heuser. A entrevista foi feita pelo site do Instituto Ciência Hoje e repercute o que todos nós, que já acompanha o jovem Eli,  o esforço, dedicação e seriedade que ele tem no ensino da Teoria da Evolução e do benefício do esclarecimento e do conhecimento científico para muitas pessoas.

O orgulho, não só pela empatia que tenho por ele, reside também no fato de eu fazer parte de sua rede Evolucionismo, assistir seu crescimento pessoal e profissional e ainda ter a honra de ver artigos meus citados dentro dos cinco passos do evolucionista no portal, fazendo parte do Top 10 da comunidade.

Particularmente gostei muito da quarta parte da entrevista, a qual reproduzo o video aqui, mas recomendo que assistam e lêem tanto o texto quanto os vídeos todos no site do Ciência Hoje.

Nessa parte da entrevista, destaco a visão do Eli sobre a reconfiguração dos conflitos ideológicos como parte da facilidade da informação dada pela tecnologia. Ele diz::

“Algo que, na minha visão, potencializa isso [a questão da ampliação ideológica do conflito] é a tecnologia da informação. Então, em um ambiente em que tudo pode ser falado e tudo pode ser debatido, haverá conflito. Hoje na internet eu digo que a resposta para a pergunta milenar “De onde viemos” está na biologia evolutiva. De onde viemos? Nós viemos de uma população de primatas que viveu na África, no leste africano, há cerca de 200 mil anos atrás. (…) As ideologias negacionistas da evolução não são sempre religiosas.” (Eli Vieira)

Sob o ponto de vista científico, as palavras de Eli são irretocáveis. Como Filósofo, mesmo sendo evolucionista, não posso concordar que essa resposta seja a única e nem a mais correta. Sou obrigado a considerar que toda resposta a uma questão como essa (De onde viemos) é uma resposta perspectiva. Eli fala sob a perspectiva científica biológica e dentro dessa perspectiva não temos como contestar sua precisão.

Sob outros pontos de vista, porém, podemos dar muitas outras respostas tão verdadeiras quanto a de Eli, sem contudo negar a verdade do evolucionismo. Essa questão que trago não conflita, mas amplia, esclarece e restabelece ao homem sua capacidade de explicação do mundo.

Minha visão filosófica diz-me que não “viemos”, mas sim surgimos. Aquela população de primatas fez parte das condições de possibilidade para nosso surgimento e não da nossa origem. A emersão fenomenológica do homem parece ser algo tão fortuito e contingente que, talvez, se puséssemos sob algum controle, por toda uma eternidade, um grupo de primatas nas mesmas condições, dificilmente surgiria de novo “o homem”.

As palavras de Eli, como professor e tendo que lidar com ataques e resistências em diversas direções ao exercício de seu ofício, fazem sentido e devem ser louvadas naquilo que cumpre de esclarecimento e precisão possível. Mas bem sabe ele, penso eu, o quanto poderia surgir um determinismo estrito extrapolando-as, assim como uma linearidade cartesiana cuja própria Teoria da Evolução consegue defenestrar da modernidade a partir dos estudos da complexidade.

Dentro do contexto do conflito, no intuito de evitar que lacunas sejam preenchidas por crendices, não temos como negar a necessidade e verdade da resposta de Eli. Mas dentro do próprio pensamento evolucionista, sabemos que há uma variedade de explicações cabíveis fora de causalidades lineares.

De resto, o que fica é a justa homenagem a esse batalhador evolucionista e o dessejo de boa sorte em seu mestrado.

É isso…

3 comentários:

Rafael Tadeu de Matos Ribeiro disse...

Olá,

Particpe da promoção do meu blog e concorra ao livro Criação Imperfeita, de Marcelo Gleiser:
http://imperativocientifico.blogspot.com/2010/04/promocao-imperativo-cientifico.html

Eli Vieira disse...

Sou muito grato por suas palavras generosas, Gilberto. Um abraço!

Anônimo disse...

olha, ja parou pra pensar que a evolução ensina que o homem era um ser irracional, bem menos evoluido que um homem e que aos poucos foi melhorando; e a criação ensina que o homem era perfeito e esta se degradando, a biblia mostra como seus personagens, mesmo la naquele tempo em que o alimento era bom e a vida era mais leve, foram cada século que passava tendo um tempo de vida mais curto. Agora te pergunto, o que vemos hoje? O homem ta melhorando ou se degradando? Se um dia fomos macacos, ficamos perfeitos, e agora estamos nos degradando de novo, quer dizer que viraremos macacos de novo?
Pense a respeito...e agora te digo amigo, pesquize mais a ciência, n se bitole no que a sociedade esta ensinando mais, há muuuuuito cientistas por ai que não aprovam a evolução. Até hoje em dia ela nunca foi provada, é apenas uma teoria! Ou você ja viu um homem virar macaco? Não? que pena, nada provado ! pesquize cientistas criacionistas, nas melhores universidades como harvard se ensina as duas hipóteses, n se pode descartar a criação. E mais..não acreditar que deus nos criou a imagem dele e q e´ramos para ser perfeito abre muuuito mais perguntas sem respostas...porém a criação tudo tem resposta! Estude a Biblia

Postar um comentário

Aqui você terá o direito de opinar, comentar, fazer uma crítida, dar uma sugestão ou escrever o que você quiser, desde que mantenha um nível de civilidade e não ofenda ao autor ou a outro comentarista. Os comentários serão respondidos aqui mesmo... Obrigado pela visita...