terça-feira, 13 de novembro de 2007

Alerta - Seleção Artificial

darwin Esse artigo também é para os detratores de Darwin de plantão...
A sociedade moderna cria necessidades em nós que nos obrigam a consumir até o que nos faz mal a saúde. Um dos motivos, além da própria lógica capitalista, é a credibilidade que damos ao mecanismo de propaganda e alarmismo que a mídia nos bombardeia diariamente. Tomamos como verdade o que nos chega de informação sem qualquer criticidade, e muito do que nos chega é igual aqueles boatos de chão de fábrica que você olha na cara do peão que está dizendo e não dá o mínimo de crédito. Pelo menos deveria ser.

Hoje, a iminência de novas doenças, próprias da contemporaneidade, nos faz temerosos e ávidos pelos avanços científicos para que nos protejamos. Uma infinidade de sabonetes, cremes de mão, produtos de limpeza de cozinha e até cremes dentais estão repletos de agentes antibacterianos em seus princípios ativos. Consumimos esses produtos na certeza de que eles nos protegerão dos males que essas bactérias provocariam. No entanto acontece o oposto, e isso está previsto na Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin publicada a 150 anos atrás. (A Origem das Espécies)

O ciclo de vida de uma bactéria é super rápido, permitindo a troca de gerações várias vezes muito antes da própria doença ser detectada. E nessas trocas de gerações, conforme prevê a Teoria da Evolução, muitas mutações de forma aleatória se dão. A ação de produtos antibacterianos a base de triclosan, fora dos padrões estabelecidos em uma análise médica séria, elimina apenas as bactérias menos resistentes e deixa terreno livre para que as bactérias mutantes e resistentes se proliferem. A ação do triclosan não faz com que somente as bactérias resistentes a ele sobreviva, mas a uma gama extensa de outros anti-bióticos (como demonstra pesquisa feita na Universidade de Colorado, comandada por Herbert Schweizer.

A gama de produtos a base desse bactericida é extensa, vai do que já falei mais acima até brinquedos, tábuas de corte para cozinha, mouse pads, papel de parede para a casa, e até tigelas para ração de animais. O mais preocupante é o efeito cascata promovido pela administração de anti-bióticos na própria ração de animais destinados a abate, nos fazendo ingerir uma ação fraca do anti-biótico que aumentaria em muito a proliferação de bactérias resistentes e cada vez mais fortes.

staphylococcus-aureus O que estamos fazendo é uma eugenia contra a raça humana, pela sede de lucro de empresas inescrupulosas e uma credulidade da população que engole propagandas dessas empresas e aceita o alarmismo irresponsável da mídia em reportagens assustadoras sobre a bactéria mortal CA-MRSA (Staphylococcus aureus) que já matou 2 pessoas aparentemente saudáveis nos EUA. Estamos fazendo uma seleção artificial inconsciente para que essas bactérias nos matem.

Fica aqui um alerta. Os cientistas sérios dizem que o uso de sabão comum e produtos a base de álcool atuam aleatoriamente na eliminação das bactérias e não favorece uma população mutante em detrimento das outras, o que diminui a chance de proliferação das resistentes. Portanto, cuidado...

2 comentários:

Anonymous disse...

Ótimo artigo. Realmente é um alerta, é impressionante como somos induzidos a consumir produtos que podem fazer muito mal a saúde. Você sabe se tem algum posicionamento do FED sobre isso ?

G. G. da Silva disse...

Prezado professor Gilberto Miranda Jr.

Certamente, a gravidade é uma "das coisas que nos cercam".

Uma contribuição para o estudo da gravidade universal

Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gráfico simplificado, que a interação gravitacional, se for considerada conseqüência da curvatura do espaço-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da ação de força e da correspondente partícula portadora, diferentemente das demais interações fundamentais.
Abraços, G. G. da Silva
http://www.kosmologblog.blogspot.com/

Postar um comentário

Aqui você terá o direito de opinar, comentar, fazer uma crítida, dar uma sugestão ou escrever o que você quiser, desde que mantenha um nível de civilidade e não ofenda ao autor ou a outro comentarista. Os comentários serão respondidos aqui mesmo... Obrigado pela visita...