quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A Arte Viva do Bonsai

Ao pensar em Bonsai logo vem a mente aquelas árvores em miniatura japonesas. Não está errado pensar assim, até porque o conhecemos pelos japoneses que migraram para o Brasil, abrilhantando nossa Terra com trabalho e uma tradição que enriqueceu muito nossa cultura. No entanto, o Bonsai é uma arte milenar chinesa e vem das palavras pun-sai. A exportação da técnica para o Japão aconteceu há cerca de 500 anos.

Pun-Sai significa literalmente "Árvore no Vaso", no entanto não é qualquer árvore em vaso que pode ser chamada de Bonsai. É necessário alguns requisitos para ostentar esse status.

O primeiro requisito é a harmonia entre o recipiente e a planta. É essa harmonia que constitui o que o Bonsai é : uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura. Podem ser trepadeiras, arbustos ou uma árvore mesmo e o recipiente pode ser um vaso (que deve ser escolhido cuidadosamente - dizem que a escolha do vaso adequado já se constitui uma arte em si) ou até mesmo uma rocha.

A Idade é Importante

Um Bonsai é igual um vinho (diga-se de passagem, igual a mim - risos): quanto mais velho melhor. No Japão, os melhores Bonsais têm centenas de anos e são obras vivas de pura arte, passados de geração em geração numa mesma família, ou dando continuidade em suas vidas em outras famílias diferentes, mas com o mesmo cuidado e dedicação.

No entanto, e aí reside a filosofia por traz de tudo isso: ser velho não indica necessariamente ser melhor, pois o que importa são as características da idade. Embora existam técnicas que forjem uma aparência envelhecida à planta, sua idade será acompanhada pela formação da casca e troncos; sólidos e robustos.

Fora ou Dentro de Casa ?

Embora existam plantas que se adaptem a ambientes internos, o ideal é conservar o Bonsai ao ar livre. Muita gente acha que são meras plantas ornamentais para se guardar na sala, por exemplo. No entanto elas devem ser tratadas como árvores e não como plantas ornamentais, inclusive no que tange a regamentos, adubação e etc.


Cada Bonsai é único. O importante é escolhe-lo de acordo com as características das quais o uso que você pretender se adéqüe. Ao longo do tempo, conforme eu for aprendendo, vou postando mais dicas e considerações a respeito dessa arte.

Abaixo um vídeo com vários Bonsais e com uma música muito legal para vocês apreciarem.


0 comentários:

Postar um comentário

Aqui você terá o direito de opinar, comentar, fazer uma crítida, dar uma sugestão ou escrever o que você quiser, desde que mantenha um nível de civilidade e não ofenda ao autor ou a outro comentarista. Os comentários serão respondidos aqui mesmo... Obrigado pela visita...