quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Conservadores e Liberais

Division Bell - Pink Floyd Em 3 mídias diferentes; Terra, Jornal da Ciência e Revistas Época saiu uma notícia que me fez pensar: uma pesquisa feita na Universidade de Nova York e publicada na revista Nature Neuroscience coloca em cheque a noção de que a diferença entre pensamentos liberais e conservadores advém de uma postura filosófica de vida, sugerindo que ela pode ter origem na forma como cérebro reage a certas situações.

Os pesquisadores trabalharam com um grupo de 43 voluntários que responderam a uma série de perguntas enquanto tinham seus cérebros monitorados por eletroencefalogramas. No entanto não foi levado em consideração as posturas políticas dos entrevistados, mas sim as reações de cada um em situações do dia-a-dia que envolviam decisões rápidas e mudanças.

Segundo o Dr. PHD David Amodio que coordena a equipe, as diferenças na hora de tomada de decisões estão relacionadas a um processo chamado "Monitoramento de Conflitos": um mecanismo que detecta quando uma resposta padrão não é apropriada para uma nova situação. Esse processo está relacionado com as reações do córtex cingulado anterior, mostrando variação na atividade cerebral em níveis diferentes dentro do grupo, cujos membros se declararam liberais ou conservadores. Os auto-intitulados liberais tiveram uma atividade cerebral maior na região que monitora conflitos quando confrontados com a perspectiva de mudanças, e a maioria tomou decisões que fugiam das situações de rotina, enquanto que os conservadores tiveram atividade cerebral menor na região e optaram por continuar a rotina mesmo com algum impedimento.

Um dos exemplos de teste foi a hipotética situação de uma obra impedindo o trajeto diário de ida ao trabalho. Os liberais foram mais flexíveis em procurar outros caminhos, os conservadores não. Segundo O Dr. David, provavelmente o controle de conflitos tem origem genética, já que é possível detectar desde tenra idade e na mesma família, posturas diferentes em seus bebês, descartando possivelmente as influências culturais como determinantes.

Eu penso que muitos elementos comportamentais e formas de se pensar são herdados de alguma maneira por nós. Existe uma predisposição genética inata, mas não sei até que ponto essa predisposição pode determinar um comportamento específico dado um ambiente cultural forjando sua cosmovisão...

Penso ser temerária tanto a visão determinista quanto a que se fundamenta somente no aprendizado e meio como constituintes de nossas personalidades, caráter e sobre tudo visão de mundo... Nossos neurônios são responsáveis por arranjos que determinam nossa forma de pensar em vários aspectos e existem áreas no cérebro que são responsáveis, ou refletem muitos comportamentos. Não é leviano pensar que podemos herdar certas respostas prontas forjadas por milênios por nossos antepassados, sem contudo negar a influência do meio nessas mesmas respostas... Penso haver uma influência dupla na nossa formação enquanto seres humanos inseridos na história.

O mapeamento do genoma humano está deixando muita gente de cabelo em pé. Eu não consigo ainda aceitar um determinismo total e imperativo em nossos comportamentos, mas é fato que nascemos com alguns traços de nossa personalidade mais ou menos delineados.

Meu filho já nasceu com reações dele, próprias, a certas coisas que não foram fruto de aprendizado. Isso é espantoso constatar, à revelia inclusive, de muitos antropólogos que nos concebe enquanto humanos, fruto do meio e da socialização, da cultura, totalmente... Não somos... somos um misto...

Eu penso que existe uma retroalimentação constante entre instâncias determinantes e condicionantes que delineiam como somos e como a sociedade ao qual estamos inseridos se configura.

Penso que dentro do arcabouço que subjaz em nossa individualidade (nos tornando sujeitos), existe todo um patrimônio genético que nos dota de certas respostas ancestrais forjadas por milênios de evolução. Somos sujeitos justamente por estarmos "sujeitos" a essas instâncias subjacentes a nós, todos os afetos, acervo mnésico, referências e influências no meio. No entanto forjamos nossa individualidade na alteridade, isto é, na sociedade, inseridos na cultura, convivendo com o outro. Assim somos sujeitos e objeto, indivíduos, em nossa subjetividade e na alteridade.

E como se configura essa sociedade que nos molda tanto quanto nossa subjetividade ?

Estrutura Social

Fatores Determinantes : Ideário, Costumes, Tradição, Mentalidade Social, Instituição de Poder, Finalidade.

Fatores Condicionantes : Patrimônio Genético, Meio Ambiente, Tecnologia.Entendo os fatores determinantes como aqueles que comandam ou impulsionam a vida social, na medida que os fatores condicionantes estabelecem limites para a vida social e seu desenvolvimento. (Comparato, 2006:21)

Ambos fatores estabelecem entre si uma relação de recíproca influencia, retroalimentando cada instância através da outra... A Estrutura Social influencia o indivíduo da mesma forma que é formada por eles, tornando-se conforme Durkheim, maior que a soma das partes, inclusive.

Nós, como microcosmo, em nossa individuação (Jung), sofremos ação dos fatores determinantes de nossa conduta, assim como a Estrutura Social : cultura, religião, tradição familiar, autoridade, etc... Mas temos toda nossa vida influenciada pelos fatores condicionantes : patrimônio genético, subjetividades, capacidade cognitiva (tecnologia) e condições materiais (meio ambiente).

Logo, a matéria faz sentido. Basta sabermos identificar em nós essa tendência e vermos se conseguirmos subverte-la a favor do que julgamos ser correto e de bom senso.

O que acham ?

3 comentários:

YEDRA disse...

Interessante o texto, e a inserção das novas investigações a respeito. Em parte do seu comentário, noto um resquício kantiano em relação ao processo inato de funcionamento da nossa cognição. Se a aprendizagem segue os mesmos padrões talvez seja porque esses padrões se encaixem perfeitamente na forma como temos desenvolvidos nossos processos de aprendizagem, que seriam universais. Muito se tem falado sobre os tipos de inteligência (moral, emocional...), mas o denominação a meu ver é equivocada, já que inteligência é apenas a faculdade de aprender, o que difere é o grau e a qualidade da consciência.
Parabéns pelo novo espaço "dialético", um abraço e sucesso.

Gilberto Miranda Jr. disse...

Humm não sei se inteligência tem a ver com capacidade cognitiva ou e aprendizado. Minha visão está mais direcionada em entender a inteligência como uma forma de resolução de problemas, ligado à eficácia dos resultados... Mas é um bom assunto...

Anônimo disse...

quem construiu a democracia foram os conservadores , desde Platão , Aristóteles , Sócrates , Sêneca , até John Locke e Jean-Jacques Rousseau .Inclusive os direitos e deveres que temos hoje foram construídos através do conservadorismo , isso se encaixa em toda a advocacia , como no DIREITO NATURAL e o DIREITO INDIVIDUAL , feito por conservadores . Quem construiu a democracia , os liberais ? os jacobinos ? Não , quem construiu a democracia foram os conservadores . O direito natural e individual para se manter uma liberdade justa a todos , é impor limites a todos . E o que vemos são grupos liberais tentando abaixar a idade de consentimento , legalização e descriminalização de drogas , compra e venda de órgãos humanos , são justamente os grupos liberais que atrapalham as liberdades individuais e coletivas quando fazem marcha da maconha ao lado de crianças e adolescentes .Temos que ter o bom senso para distinguir o que deve ser conservado e o que não deve .
Do outro lado existem pesquisas que mostram que liberais são mais propensos a sofrerem de doenças mentais .

http://neuropolitics.org/defaultoct05.asp

Alguns trechos da matéria : Política Radium : O Liberal Tendência para os transtornos depressivos,Na edição do mês passado de Neuropolitics.org , discutimos a tendência mais forte para os liberais a apresentar uma grande variedade de transtornos de ansiedade. Este era político do rádio , e uma forte evidência de variações neurológicas entre liberais e conservadores, em média.A depressão é um termo genérico usado para resumir uma série de doenças psicológicas, tais como transtorno depressivo maior, distimia (depressão crônica leve), transtorno bipolar, cyclothemia (leve transtorno bipolar), Seasonal Affective Disorder (SAD), e depressão pós-parto.Em nossa pesquisa mais recente, os liberais em geral, eram 64% mais propensas a relatar depressão maior, 320% mais probabilidade de relatar o transtorno bipolar, 50% mais probabilidade de relatar depressão leve, e 113% mais probabilidade de relatar Seasonal Affective Disorder.Eles também foram mais propensos a usar uma variedade de anti-ansiedade e depressivos drogas, tais como ISRS (Inibidores Seletivos da Recaptação) – 86% a mais provável, e Anti-ansiedade drogas – 159% a mais provável. SNRIs (Norepinefrina Inibidores Seletivos da Recaptação) e Tricyclics também foram utilizados em uma taxa mais elevada, mas não em números significativos tanto para liberais ou conservadores.
no gráfico abaixo, os liberais de ambos os sexos mostram uma elevação no Transtorno Afetivo Sazonal.
Outro estudo realizado no EUA , revelou que é mais provável que um liberal seja pedófilo que um conservador .

No meu ver os únicos valores duvidosos são os liberais , alguns grupos liberais querem a legalização da pedofilia ( tom o carrol , shotacon , nambla ) .
Liberais querem compra e venda de órgãos humanos , legalização de drogas . Os únicos valores duvidosos são justamente os dos liberais .

http://www.hyscience.com/archives/2008/09/modern_liberali.php

Liberalismo , as causas psicológicas da loucura política.
” Dr. Lyle Rossiter, Jr., MD, escreveu um livro sobre a irracionalidade do liberalismo moderno sendo o produto de psicopatologia: a neurose de transferência maciça encenados em arenas políticas do mundo, com efeitos devastadores sobre as instituições da liberdade: ”

Postar um comentário

Aqui você terá o direito de opinar, comentar, fazer uma crítida, dar uma sugestão ou escrever o que você quiser, desde que mantenha um nível de civilidade e não ofenda ao autor ou a outro comentarista. Os comentários serão respondidos aqui mesmo... Obrigado pela visita...